São Bernardo e São Caetano renovam convênio para Casa Abrigo da Mulher

Foi assinada hoje (segunda-feira) parceria para manter a Casa de Abrigo da Mulher – serviço que integra rede de proteção a moradoras vítimas de violência.

A prefeita Jessica Cormick e o prefeito Tite Campanella assinaram convênio para o cofinanciamento do serviço de alta complexidade, que tem capacidade para acolher até 20 mulheres e seus filhos ou filhas menores de 18 anos. O local aceita os animais de estimação da família. Também participaram do ato o secretário de Assistência e Inclusão Social de São Caetano, Thiago Mata, e o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça, entre outras autoridades

Para este ano, entre setembro e dezembro, estão previstos repasses de R$ 447 mil. A Prefeitura de São Caetano realizará repasse mensal de R$ 25,8 mil para o Fundo Municipal de Assistência Social de São Bernardo. O valor representa 1/3 do custeio com a Casa da Mulher – o restante ficará a cargo da Prefeitura de São Bernardo. O acordo tem duração inicial de 4 meses, podendo ser prorrogado por até 5 anos.

Além de acolhimento, a unidade, mantida em local sigiloso, oferece suporte psicológico, apoio social e jurídico e toda a assistência necessária.


“Estamos renovando essa importante parceria com São Caetano para manter ativa a Casa Abrigo dedicada ao atendimento especializado a mulheres vítimas de violência de nossas cidades. Um serviço que, infelizmente, ainda é necessário, mas que salva vidas. Estamos trabalhando para fortalecer a rede de proteção e ampliar o acesso aos canais de denúncia e contato, para que as moradoras que precisem saibam a quem recorrer, e de que modo”, afirmou a prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick. 


O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, destacou a importância do serviço de alta complexidade mantido de forma conjunta pelos dois municípios. “É um item a mais na segurança das mulheres vítimas de violência, que estão recebendo das duas cidades todo o respaldo e todo o apoio. Gostaríamos que não houvesse esse problema, mas estando presente a gente tem que enfrentar, combater e vencer.” 


SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO – Além das 20 vagas mantidas pela Casa Abrigo da Mulher cofinanciada pelas prefeituras de São Bernardo e São Caetano, as cidades também têm como referência a Casa Abrigo Regional, mantida por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC – duas unidades mantidas em locais sigilosos que disponibilizam, juntas, outras 40 vagas. 


COMO BUSCAR AJUDA

Moradoras em situação de violência em São Bernardo podem buscar suporte e ter acesso aos serviços gratuitos da rede de proteção da Prefeitura junto ao CRAM (Centro de Referência e Apoio à Mulher). A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dr. Fláquer, 208, Centro. Telefones para contato: 2630-7021 ou 4125-9485.  
Em caso de emergência, as vítimas devem acionar a Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153, ou a Polícia Militar, pelo telefone 190.

A moradora de São Caetano que necessita buscar auxílio deve entrar em contato com o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), que fará todo o acompanhamento do caso e, havendo necessidade, encaminhará ao serviço de acolhimento. O telefone é o 4228-8942.

Foto: Divulgação/Igor Andrade/PMSBC

O ABC DO MELHOR PARA VOCÊ
O ABC DO MELHOR PARA VOCÊ
Gostou? Clique e Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *